segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Coperjunho vence a 1º. edição do Prêmio Nestlé de Criação de Valor Compartilhado


A Cooperativa Agroindustrial 8 de Junho - Coperjunho - foi a vencedora do Prêmio Nestlé de Criação de Valor Compartilhado com um projeto de produção sustentável de leite a partir da agricultura familiar. A iniciativa nasceu há dois anos e agora pretende ampliar resultados, aumentando em 30% a renda de produtores familiares de leite em Laranjeira do Sul, no Paraná.
“Estávamos no meio de uma reunião discutindo exatamente nossos desafios e necessidades, quando recebi a ligação da Nestlé informando que ganhamos. Foi uma alegria muito grande saber que através do recurso do prêmio poderemos fazer esse projeto”, conta Ivan Testa, coordenador do projeto. Segundo ele, nos próximos cinco anos, o objetivo é atingir a produção diária de 20 mil litros de leite por dia com a participação de 400 famílias no projeto.

Segundo Testa, a meta fica mais fácil de ser atingida com a conquista do prêmio, pois os R$ 100 mil a serem recebidos serão destinados à construção de um laboratório que aumentará a produção de remédios homeopáticos usados no tratamento do gado. O recurso também será usado para custear o trabalho dos profissionais que atuarão nesse laboratório e de técnicos que auxiliam na capacitação dos produtores de leite em campo.

A Nestlé no Brasil -- único mercado a desenvolver um prêmio semelhante ao que é realizado na Suíça globalmente -- premiou a Cooperjunho pelo benefício que o projeto apresentado proporcionará aos agricultores assentados da reforma agrária, o aperfeiçoamento da nutrição do rebanho, da higiene e da melhora da ordenha do leite para a indústria, além da introdução de técnicas de produção sustentáveis.

Para os vencedores, o prêmio trará ainda outro benefício. “O desenvolvimento do projeto contribui para a permanência da juventude junto às famílias. Devido à extensão de terra que temos ser pequena, se não melhorarmos a produção e aumentarmos o ganho, os jovens são obrigados a irem para cidade para trabalhar”, explica Testa. Assim, a Criação de Valor Compartilhado no projeto paranaense tem um efeito multiplicador que alcança, inclusive, as gerações futuras.
Além do projeto vencedor da Cooperjunho, também foram classificados na fase final do Prêmio Nestlé de Criação de Valor Compartilhado outros dois projetos: um direcionado à valorização e permanência de jovens na agricultura familiar do sertão do Ceará, apresentado pela Agência de Desenvolvimento Econômico Local do Estado do Ceará (Adel); outro voltado ao desenvolvimento da gestão e operação de agricultores familiares no Piauí, apresentado pela ONG Care Brasil.

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