quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Renovação da ATER para 2013


Um avanço para a reforma agrária nesse ano foi a renovação do contrato de Assistência Técnica para os assentamentos da região. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) renovou o contrato de Assistência Técnica em Extensão Rural (ATER) com o CEAGRO para o ano de 2013.
O contrato foi ampliando para os Assentamentos Marcos Freire, 8 de Junho e Bugre Morto. A equipe de ATER agora conta com 13 técnicos dentre agronômos, engenheiros florestais e técnicos agrícolas que vão dar o suporte necessário para às famílias assentadas desenvolverem a agroecologia em seus lotes.
            O trabalho de assistência técnica é fruto de um convênio entre CEAGRO e INCRA, que acompanha as iniciativas produtivas e que contribuem para o desenvolvimento econômico e social dos assentamentos do Movimento Sem Terra (MST). As ações da assistência técnica, possuem um grande enfoque baseado nos princípios da agroecologia a fim de apoiar o processo sustentável das atividades agropecuárias e agrícolas nos assentamentos, pois além do aspecto econômico, a produção de alimentos é importante para garantir a soberania alimentar das famílias.
            Nos assentamentos Ireno Alves dos Santos e Marcos Freire, a equipe de assistência técnica está trabalhando desde o dia 23 de novembro para atender a demanda das famílias. Para os assentamentos Bugre Morto e 8 de Junho às atividades da assistência iniciaram no dia 26. Visando o fortalecimento das atividades nesses assentamentos a equipe técnica trabalha de forma integrada e dialogada para desenvolver cada vez mais a produção humana e orgância no território da Cantuquiriguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário